Objetivos do Programa |
O uso de bicombustíveis está sendo incentivado internacionalmente e nacionalmente pelo plano nacional de biomassa através de diversos órgãos governamentais como Ministério de Ciência e Tecnologia, FINEP e CNPq, além de diversas empresas nacionais e internacionais. A EM/UFRJ tem participado ativamente na pesquisa para uso de biomassa em motores. De um modo geral o uso de biomassa em motores apresenta as seguintes vantagens:
· Diminuição do volume de óleo diesel importado, contribuindo para melhoria da balança de pagamento do país; · Diminuição da emissão para o meio ambiente do CO2, que causa aquecimento global, pelo efeito da fotossíntese das plantações de biomassa que absorvem 70% destas emissões em motores; · Melhoria das emissões de CO, HC, particulados e SO2 dos motores; · Melhor lubricidade do combustível, permitindo maior vida útil das partes do motor.
Nota-se também que o desenvolvimento e a aplicação de metodologias para análise e otimização de sistemas térmicos e/ou energéticos complexos são empreendimentos de engenharia extremamente relevantes na atualidade, em face do crescimento da participação desses na atual transformação da matriz energética brasileira. Podem-se citar, dentre outras, as seguintes vantagens dessas metodologias:
· Uma melhor análise e utilização dos recursos naturais existentes, bem como a um direcionamento mais criterioso dos recursos de pesquisa e desenvolvimento; · A necessidade de se controlar os níveis de emissões de poluentes de certos equipamentos operando com combustíveis fósseis e/ou biocombustíveis, principalmente frente às recentes legislações ambientais nacionais e internacionais.
Desta forma, nota-se que o uso de biocombustíveis está intrinsecamente associado a um melhor estudo da eficiência energética dos equipamentos onde estes serão empregados, tendo vista uma melhor otimização de seu funcionamento, associado a uma redução dos níveis de poluentes emitidos.
O PRH-37: "Engenharia Mecânica para o uso Eficiente de Biocombustíveis", visa fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos fundamentais necessários à formação de engenheiros mecânicos que desejem atuar como especialistas em equipamentos e sistemas para transporte, armazenamento e uso de biocombustíveis. Essencialmente os alunos formados desenvolverão ter capacidade para atuar nos seguintes temas voltados para o uso eficiente de biocombustíveis:
· Análise e projeto de sistemas de armazenamento e transporte; · Análise de desempenho e durabilidade de máquinas térmicas; · Análise de emissão e dispersão de poluentes; · Otimização de sistemas de co-geração de energia; · Modelagem e simulação computacional.
Desta forma, o PRH-37 visa aglutinar a recente demanda de conhecimento nas áreas de Biocombustíveis e Eficiência Energéticas, já existente na EM/UFRJ, associada à uma demanda mundial pelo melhor aproveitamento das fontes fósseis de energia e do recente uso de biocombustíveis, no sentido de uma otimização dos equipamentos atualmente existentes para seu uso e na minimização dos efeitos ao meio ambiente. |
PRH-37 |
Engenharia Mecânica para o Uso Eficiente de Biocombustíveis |